Balbina Malheiros Dias da Silva (Luanda, 27 de Fevereiro de 1959) é uma diplomata angolana. Em outubro de 2019, ela se tornou a primeira mulher embaixadora Angolana em Berlim. Carreira – de 1981 a 1982, Balbina Malheiros Dias da Silva concluiu o curso Relações Exteriores na Escola Nacional do Partido. Estudou depois na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Talatona, até 1984. Formou-se em 1990 em Ciência Política e Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília.
Malheiros Dias da Silva entrou no serviço diplomático de seu país em 1983. Actuou como adida diplomática na Direcção para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.
Três anos depois, ela assumiu como chefe da Divisão do Norte da África e Oriente Médio. Foi também responsável pelo apoio da Organização da Unidade Africana (OUA). Desde 1993, Malheiros Dias da Silva ocupa o posto de segundo secretário na embaixada em Harare, no Zimbábue. Malheiros Dias da Silva assumiu a chefia do Departamento da Europa Central e Oriental em 2000, depois de ter assumido a responsabilidade pelos Assuntos da África Austral no Ministério dos Assuntos da África Austral em 1998. Três anos depois, foi nomeada diretora do principal departamento para as Américas. De 2012 a 2019, foi embaixadora na Zâmbia. Em 24 de outubro de 2019, Balbina Malheiros Dias da Silva foi acreditada como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na Alemanha. [2] Ela também recebeu uma nomeação como embaixadora não residente na República Tcheca. [3] Seu antecessor em Berlim foi Alberto Correia Neto. Malheiros Dias da Silva fala português, francês, inglês, espanhol e é casado.