O Iº Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, inscreve dois workshops, através de aulas magnas no Auditório Engª Albina Assis, no edifício sede do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet).
Tratam-se das aulas de “Desafios da Segurança Alimentar e Alterações Climáticas no Continente Africano”, por Papa Abdoulaye Seck, ex-Ministro da Agricultura e Equipamento Rural e Embaixador do Senegal na Itália e “Financiamento do Desenvolvimento em África Aclama por Mudança de Paradigma: O Papel Motor dos Recursos Domésticos”, por Cristina Isabel Lopes Duarte – Conselheira do Secretário Geral para a África. As sessões decorrem por uma hora, respectivamente nos dias 25 (às 15h00-16h00) e 26 (10h00-1h00).
Papa Abdoulaye Seck nasceu em 16 de julho de 1955 em Dakar, África Ocidental Francesa. Ele obteve um diploma da ICHEC Brussels Management School, seguido por um diploma de pós-graduação da Faculdade de Agronomia, Université Catholique de Louvain. Ele completou o seu doutorado em Análise e Políticas Econômicas Agrícolas na Escola Nacional de Agronomia da Universidade de Borgonha, em 1989.
Cristina Isabel Lopes Duarte é Conselheira do Secretário Geral da ONU para a África. Ela trouxe para o cargo mais de 34 anos de experiência em liderança e gestão estratégica na formulação de políticas públicas e no setor privado, juntamente com uma profunda compreensão da cooperação internacional e regional e dos desafios enfrentados pelos países africanos.